Evento será realizado em Vitória e contará com presença de candidatos sul-americanos ao Parlamento Italiano

POR STEFANIA PELUSI

VITÓRIA (ES) – O Dia Nacional do Imigrante Italiano será comemorado hoje em Vitória, com evento promovido pela Casa d’Italia, que espera atrair toda a comunidade italiana no Espírito Santo, estado considerado o berço da imigração italiana no Brasil. A data lembra o início do desembarque dos imigrantes italianos da Expedição Tabacchi no estado, em 21 de fevereiro de 1874, e representa o início da imigração em massa de italianos ao país.

O evento será realizado no Clube Ítalo Brasileiro às 17 horas. A comemoração contará com a presença de corais, grupos de danças e musicais de todo o estado e reunirá toda a coletividade ítalo-capixaba, além de autoridades, como o vice-governador do Estado, o ítalo-descendente Cesar Colnago, e representantes da prefeitura de Vitória, de comunidades do interior do estado e do consulado italiano. Também confirmaram presença candidatos ao Parlamento Italiano que concorrem a uma vaga como representantes da América do Sul.

O diretor-presidente da Casa d’Italia, Cilmar Franceschetto, destaca a importância do evento, pois é a primeira vez que se comemora a data em Vitória, desde que a Lei (11.687/08) do Dia Nacional do Imigrante Italiano foi instituída. “É nossa responsabilidade, como representantes da comunidade italiana no Espírito Santo, organizarmos esse encontro para rememorar esse importante fato histórico. É uma comemoração que muito nos orgulha, pois, de fato, o Espírito Santo fica reconhecido oficialmente como o berço da imigração italiana no Brasil”, afirma Franceschetto.

O encontro também coincide com a abertura das festividades de aniversário do Clube Ítalo, que no dia 13 de maio completa 50 anos. “Para nós da diretoria é gratificante iniciar as comemorações do cinquentenário do clube nesse dia significativo para os italianos. Um dos nossos objetivos é realmente resgatar essa cultura no clube”, ressalta o presidente do clube Ítalo Brasileiro, José Júlio Ferreira.