Produção do alimento é feita com baixo impacto ambiental. Segundo companhia, a iniciativa reduzirá a emissão de CO2 em 26%

Já pensou em tomar sorvete e ao mesmo tempo ajudar na preservação do meio ambiente? Parece surreal, mas uma empresa italiana desenvolveu um tipo de sorvete “sustentável” em que a produção é feita com baixo impacto ambiental.
Os gelatos fabricados em 2018, chamados pela empresa de “Primeira Receita”, apresentarão ingredientes 100% italianos, sem corantes e com aromas naturais.
A ideia foi lançada pela companhia “Sammontana Itália”, em colaboração com o Consórcio Universitário de Pesquisa Aplicada da Universidade de Estudos de Pádua. Este consórcio criou um modelo de fabricação “Eco-Design”, que avalia alternativas mais sustentáveis de produção.
— O Eco Design é um processo em que optamos pelo desenvolvimento de novos produtos, nos preocupando com as consequências ambientais de seu lançamento e como se desenvolverá em seu ciclo de vida — explicou Alessando Manzardo, da Universidade de Estudos de Pádua.
Uma das mudanças na sobremesa será trocar o leite de vaca pelo leite de amêndoas, em uma determinada linha dos produtos.
— Identificamos os processos produtivos com um maior impacto ambiental, sendo que podíamos aprimorar nossos serviços: desde as matérias primas, às embalagens, à fase produtiva, à distribuição — apontou o diretor industrial e ambiental da Sammontana, Carlo Felice Chizzolini.
(com informações da ANSA)