Em sua nona tentativa, italiano fatura o título do ATP 250 de São Paulo

Considerado o azarão no torneio, o chileno Nicolas Jarry até começou bem, mas o italiano Fabio Fognini confirmou o favoritismo e conquistou o título do Brasil Open. Fognini precisou arrancar uma virada para erguer a taça do ATP 250 de São Paulo, com parciais de 1/6, 6/1 e 6/4 em 1h33min. Na disputa de duplas, os argentinos Federico Delbonis e Maximo Gonzalez bateram o holandês Wesley Koolhof e o neozelandês Artem Sitak por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/2.

Fognini conquistou pela primeira vez o Brasil Open após nove tentativas, sendo o sexto título da carreira do italiano. O chileno surpreendeu Fognini no primeiro set com os saques e venceu por 6/1. Contudo, o italiano manteve a tranquilidade e empatou o duelo no segundo set. No terceiro set, mais equilibrado, a experiência do italiano prevaleceu na reta final.

Agora número 19 do mundo, Fognini chegou a fazer duras críticas à organização e à qualidade do saibro, ao longo da competição, prometendo até não jogar mais no Brasil até que mudanças sejam feitas.