Portugal foi campeão da Eurocopa Sub-19 nesse último domingo (29) numa final épica. Venceu a Itália por 4 a 3, na prorrogação, em Seinajoki, na Finlândia, na coroação de uma geração que há dois anos havia conquistado a Euro Sub-17

Revelação do Benfica, João Filipe, também conhecido como Jota, marcou duas vezes e foi o grande nome do torneio ao lado de Francisco Trincão, autor de um gol – os dois receberam a Chuteira de Ouro por terminarem com cinco gols e três assistências.

Completou o placar para Portugal o centroavante Pedro Correia, com o gol salvador aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, logo após Scamacca chegar a empatar para a Itália.

Antes, no tempo normal, Moise Kean, da Juventus, balançou as redes aos 30 e 31 da etapa final e levou a decisão para o tempo extra. Na comemoração, ele chegou a imitar o gesto de Mario Balotelli na Euro 2012, após um dos gols sobre a Alemanha.

Nunca antes na história uma mesma geração havia conseguido vencer duas Eurocopas seguidas como Portugal (sub-17 e sub-19). Dez jogadores fizeram parte das duas campanhas, incluindo João Filipe. Este foi o quarto título dos lusos na categoria – Inglaterra e Espanha, com dez cada, são os maiores campeões.

Na campanha, Portugal passou em segundo num grupo com a própria Itália, Noruega e Finlândia e derrotou a Ucrânia na semifinal, em goleada por 5 a 0.

(GE)