A contagem regressiva para um dos eventos gastronômicos italianos mais esperados do ano já começou. A Feira Internacional do Tartufo Branco de Alba está prevista para iniciar dia 6 de outubro, e vai até dia 25 de novembro. O evento chega à sua 88ª edição em 2018 e dedica a festa à lua

O festival é um chamado turístico para o território piemontese de Langue, Roero e Monferrato. Além disso, segundo os organizadores, a lua é parte integrante do percurso de procura da trufa branca. Por isso a escolha do tema.

O evento vai além da ideia do gastronômico tradicional, porque propõe aos visitantes mostras, show cooking – arte de cozinhar ao vivo – folclore, e eventos pelas ruas. Um momento-chave da feira é o Mercado Mundial do Tartufo Branco de Alba, que abrirá todo sábado e domingo, do dia 6 de outubro a 25 de novembro, além de aberturas extras nos dias 1º e 2 de novembro.

Está também programado para acontecer o Show de Tartufo de Alba, um espaço dedicado ao show cooking, às análises sensoriais das trufas e à degustação de vinhos.

Entre as atrações, estão previstos os “Foodies Moments”, nos quais as trufas brancas encontram a cozinha de autores com performances de chefs consagrados, provenientes dos territórios de Langhe, Roero e Monferrato, além de alguns dos restaurantes italianos mais notáveis. Durante o evento, também será lembrada a candidatura da “Procura da trufa na Itália: conhecimento e práticas tradicionais” como Patrimônio Mundial Imaterial Humanitário.

O calendário de colheita das trufas brancas d’alba no Piemonte prevê começa dia 21 de setembro e se encerra no dia 31 de janeiro.

(Agência ANSA)