Aplicativos de tradução possibilitam conversas, inclusive técnicas, em idiomas desconhecidos pelos usuários

Em um mundo no qual os tablets e smartphones permitem que a globalização esteja, literalmente, na palma da sua mão, o idioma como obstáculo ficou no passado.

Seja por motivos de estudos, seja por trabalho, ou mesmo por turismo, os avanços tecnológicos, com a criação de ferramentas e aplicativos de tradução automática, tem possibilitado que a utópica quebra da barreira da linguagem se aproxime da realidade.

Conhecida por tradução universal, a ideologia de que, independente da língua falada ela poderá ser compreendida em qualquer lugar por qualquer um, seja falante dela ou não, apresentou diversos modelos através de obras de ficção científica.

Um desses exemplos que ficou bastante conhecido foi o retratado no livro de 1979, escrito por Douglas Adams, O Guia dos Mochileiros das Galáxias.

Nele, um peixinho é introduzido no ouvido do protagonista e verte frases alienígenas para o inglês. Dessa forma, a comunicação verbal é possível apesar das diferenças de idiomas.

Outro famoso modelo ficcional de tradução universal foi exposto na renomada série da década de 1960, Jornada nas Estrelas. No seriado, temos um exemplo um pouco mais tangente com a realidade: a tecnologia entra em cena e um dispositivo é criado para permitir a conversa não somente entre “terráqueos”, mas também entre habitantes de diferentes planetas.

Dessa forma, mais uma vez, idiomas distintos não são considerados um problema.

No mundo real, o caminho utilizado para burlar a barreira da linguagem fundamenta-se, como na série, na tecnologia.

Ferramentas de tradução e aplicativos específicos foram e continuam sendo criados, tudo para permitir cada vez mais o entendimento da mensagem por aqueles que pouco ou nada entendem da língua.

Conheça os aplicativos disponíveis no mercado

Google Tradutor
Um dos aplicativos de tradução mais conhecido e utilizado, encontra-se na categoria Mais Idiomas, pois possui 104 opções de línguas para tradução escrita ou falada. Sua principal característica é o fato de interligar os dados e saber diferenciar expressões populares da tradução literal, além de pesquisar as expressões na base de dados do Google para todos os assuntos.
Plataforma:
 Android e IOS
Preço: Grátis

Italian Translator Português
É capaz de traduzir palavras e texto do italiano para o português e do português para o italiano. Destaca-se nas traduções rápidas e fáceis, e pode ser usado ​​como um dicionário. É qualificado para estudantes, turistas e viajantes que buscam ajuda para aprender o italiano.
Plataforma: Android e IOS
Preço: Grátis

Jibbigo Tradutor
Apresenta mais de 20 idiomas escritos e 13 falados, além de um banco de dados com mais de 40 mil palavras em cada um destes idiomas. Considerado pelos usuários como um dos melhores aplicativos para viagens internacionais.
Plataforma: Android e IOS Preço: Grátis. Os pacotes de idiomas offline custam US$ 4,99

 

S Tradutor
Traduz instantaneamente palavras a partir de imagens, como fotos de textos de livros, placas, ou de imagens que apresentem textos verbais em geral. Categorizado como aplicativo para Tradução de Fotos de Placas. Além disso, traduz os famosos caracteres chineses.
Plataforma: Smartphones Samsung
Preço: Grátis

 

 

Verbalizeit
Da categoria Conversas Técnicas, este aplicativo é indicado para quem precisa conversar, utilizando termos técnicos, como médicos. É um verdadeiro tradutor a tiracolo: basta apertar um botão que irá traduzir o que foi dito sem complicações.
Plataforma: Android e IOS
Preço: US$ 10 por cinco minutos de conversas.

Lexifone
Desenvolvido para quem gosta de viajar e conversar com as pessoas, mesmo não sabendo nada do outro idioma. Ideal para “Conversas Longas”. Cria a tradução com uma voz de verdade e não com uma voz digital. É ideal para quem quer utilizar este tipo de aplicativo em telefones, pois não irá parecer um trote nem ficará estranho. Plataforma: Android
Preço: Grátis