O brasileiro Henrique Avancini conquistou no sábado (15) o título mundial de ciclismo MTB (mountain bike) no cross-country maratona

O ciclista natural de Petrópolis-RJ percorreu no melhor tempo os 102km da prova com mais de 4.000m de altimetria acumulada. Em 2017, Avancini ficou apenas em 30º lugar na mesma maratona. Apesar de não ser uma distância olímpica, o resultado foi muito comemorado pelo atleta. A disputa aconteceu em Auronzo di Cadore, na Itália.

O brasileiro terminou a prova em 5h8min29s. Atrás dele, ficaram o austríaco Daniel Geismayr (5h08min31s) e o colombiano Hector Leonardo Paez Leon (5h08min36s). A diferença entre o trio ficou em menos de 10 segundos. Avancini vive um ótimo momento na carreira, ocupando a segunda posição geral no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). À frente do brasileiro, apenas o suíço Nino Schurter.

O país teve mais três representantes na prova. Bruno Martins Lemes terminou na 50ª colocação (5h37min11s), Wenner de Sousa finalizou a prova em 137º lugar (6h41min22s), e Lucas Vieira foi o 146º (7h53min43s). O país não teve representantes no feminino, vencido pela dinamarquesa Annika Langvad.

Na última semana, em Lenzerheide, na Suíça, Avancini conquistou o quarto lugar no Campeonato Mundial na categoria Cross-Country Olímpico. O fenômeno suíço Nino Schurter sagrou-se campeão do mundo pela sexta vez na história.

(GE)