Com o tema Governança Inovadora, Cidades Abertas, as Nações Unidas celebram nesta terça-feira (31) o Dia Mundial das Cidades. A data, criada pela Assembleia Geral da ONU, foi comemorada pela primeira vez, em 2014. O tema geral do dia é Cidade Melhor, Vida Melhor, mas a cada ano um subtema é escolhido para promover os sucessos e melhorias da urbanização ou abordar desafios específicos resultantes dela. A informação é da ONU News.

2017

Este ano, o tema visa “destacar o papel importante da urbanização como uma fonte de desenvolvimento global e inclusão social”. O objetivo do Dia Mundial das Cidades é promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, impulsionar cooperação entre países para aproveitar oportunidades e abordar desafios da urbanização e contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

Em 2016, na Conferência da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III, realizada em Quito, no Equador, foi adotada a chamada Nova Agenda Urbana. Na oportunidade, o chefe do Programa da ONU para Assentamentos Humanos, Joan Clos, afirmou que o evento marcou o início da “jornada para o desenvolvimento urbano sustentável”.

As cidades também estão presentes na Agenda 2030 das Nações Unidas, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. O Objetivo 11 é “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. (Agência Brasil)