Exposição de Sidival Fila ocorrerá na cidade de Sassuolo

(ANSA) – O artista brasileiro e frade franciscano Sidival Fila apresentará uma exposição na Itália. A mostra, chamada “Prospettive relative” (“Perspectivas relativas”), ficará em cartaz no Palazzo Ducale de Sassuolo entre os dias 15 de setembro e 4 de novembro.

A exposição inclui uma série de instalações e obras de grandes dimensões, que dialogarão com os afrescos das salas do antigo palácio, onde o antigo e o moderno protagonizam uma quebra de paradigmas e destacam o tema da verdade.

Dos materiais modestos aos objetos de descarte, o contato com a matéria é constante na pesquisa de Sidival Fila, que busca contar sua história, restituir sua voz e trazer as vibrações de uma percepção tátil.

O artista vive atualmente em Roma, na Itália, e trabalha no convento dos franciscanos de San Bonaventura al Palatino.

Sidival Fila nasceu no Paraná, em 1962, e desde sua adolescência demonstrou grande interesse por artes plásticas.

Ele se transferiu para a Itália em 1985, para aprofundar o estudo da pintura e da escultura. Depois de cinco anos, sentiu a vocação para a vida religiosa e abandonou seus projetos pessoais.

Ficou 18 anos sem se dedicar à arte, até que voltou a ter contato com esse universo ao ser voluntário no cárcere de Rebibbia, em Roma, e aprender a trabalhar com o objeto artístico sem que fosse um “desejo prepotente”.