Diretamente da Itália, a repórter da Comunità Italiana Janaina Pereira está acompanhando tudo o que se passa na 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza

O Festival

Inaugurado em 1932, o Festival de Veneza é o festival de cinema mais antigo do mundo. Em conjunto com Cannes e Berlim figura os três festivais de cinema mais prestigiados da Europa. Apesar de ser anual, está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma das exposições internacionais das artes mais importantes do mundo, fundada em 1895, que, como o seu nome indica, se celebra a cada dois anos nesta cidade italiana.

Hoje, a Bienal abrange uma série de eventos separados, incluindo: a Exposição Internacional de Arte; o Festival Internacional de Música Contemporânea; o Festival Internacional de Teatro; a Exposição Internacional de Arquitetura; o Festival Internacional de Dança Contemporânea; o Carnaval Internacional das Crianças; e o Festival Internacional de Cinema de Veneza (anual), que é, sem dúvidas, o mais conhecido de todos os eventos.

A 74ª edição

A 74ª edição do Festival de Veneza acontece entre os dias 30 de agosto e nove de setembro na ilha de Lido em Veneza, na Itália. As projeções ocorrem no histórico Palazzo del Cinema e em outros locais próximos. A inauguração ocorreu nesta última quarta-feira (30), com a exibição do filme Pequena Grande Vida do diretor Alexander Payne (Os Descendentes, Nebraska, As Confissões de Schmidt).

Na íntegra, a seleção conta com filmes de cineastas celebrados pela crítica e por festivais internacionais, como Darren Aronofsky (Mãe!), Abdellatif Kechiche (Mektoub, My Love), Guillermo del Toro (The Shape Of Water), George Clooney (Suburbicon), William Friedkin (The Devil and Father Amorth), Errol Morris (Wormwood) e Paul Schrader (First Reformed).

A edição deste ano apresenta Annette Bening (Beleza Americana) como presidente do júri. A atriz, quatro vezes indicadas ao Oscar e duas vezes vencedora do Globo de Ouro, será a primeira mulher a ocupar o cargo desde Catherine Deneuve, em 2006.

Além disso, esta edição conta com uma novidade: a apresentação de uma realidade virtual em um grande evento cinematográfico, com um Matt Damon miniaturá na inauguração. Na lista de atrações, os cineastas torcem por uma repetição do sucesso de filmes, como “La La Land – Cantando Canções”, “Gravidade” e “Birdman”, que foram lançados em Veneza e se consagraram no Oscar.