O filme “The Shape of Water”, de Guillermo del Toro, foi o vencedor do prêmio Leão de Ouro da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza neste último sábado (9).

Favorito desde o início da competição, o longa, que narra uma fábula de amor entre uma empregada muda e um homem anfíbio da Amazônia, foi muito aplaudido durante a exibição em Veneza.

Já o Leão de Prata de melhor direção foi para Xavier Legrand, pelo filme “Jusqu’a La Garde”, anunciou o júri. O longa francês também conquistou o prêmio “Leão do Futuro”.

Além disso, o longa “Foxtrot”, de Samuel Moz, uma co-produção entre Israel, Alemanha, França e Suíça, recebeu o Leão de Prata: Grande Prêmio do Júri da competição.

O ator Kamel El Basha, de “The Insult”, foi o vencedor do Coppa Volpi, que premeia o melhor ator da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Entre as mulheres, como já era esperado, a atriz Charlotte Rampling, ganhou a Coppa Volpi de melhor atuação feminina por sua elogiada interpretação em “Hannah”.

Enquanto o filme “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri”, de Martin McDonagh, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, o longa “Sweet Country”, do australiano Warwick Thornton, ganhou o prêmio especial do Júri.

O ator Charlie Plummer recebeu o Prêmio ‘Marcelo Mastroianni’ por sua atuação em “Lean on Pete”. A premiação é entregue todos os anos à jovens atores e atrizes que se destacam em alguma produção.