Vários parques da Europa, inclusive da Itália, celebram nesta quinta-feira (24) o “Dia Europeu dos Parques”

Para comemorar a data, centenas de eventos serão realizados nos próximos dias. Na Itália, por exemplo, estão programados mais de 100 comemorações para acontecerem em diversos parques do país, que ocupam 11% de todo o território nacional.

Há excursões, atividades ao ar livre e exposições. Além disso, também serão organizados passeios noturno de canoa, caminhadas e degustações.

Com o slogan “Patrimônio cultural: é da nossa natureza”, a edição de 2018 faz parte do calendário de ações do “Ano Europeu do Patrimônio Cultural”, já que, segundo os organizadores, os parques e as áreas protegidas criam vínculos com a população.

O objetivo da celebração é dar crédito à importância que estes parques têm para a proteção da natureza e para o bem-estar dos cidadãos, mas também para o turismo e a economia.

O dia 24 de maio foi escolhido porque é a data da inauguração do primeiro parque do velho continente, na Suécia, em 1909. Na Itália, por sua vez, os dois primeiros foram os parques Gran Paradiso e Abruzzo, criados em 1922.

(Agência ANSA)