Craque dentro de campo, campeão de marketing fora das quatro linhas. Contratado no dia 10 de julho pela Juventus, da Itália, Cristiano Ronaldo ainda não fez sequer um jogo oficial pelo novo clube mas o efeito da sua chegada já pode ser medido por outros parâmetros

Instagram do Juventus: 14,4 milhões de seguidores (Foto: Reprodução/Instagram)

Nas redes sociais, por exemplo, a Vecchia Signora acaba de alcançar um novo status: ultrpassou o PSG e se tornou o quarto clube de futebol com mais seguidores no Instagram: 14,4 milhões de fãs.

O efeito CR7 é claramente perceptível neste crescimento. No fim de junho, a Juventus tinha pouco mais de 10 milhões de seguidores. Dez dias depois, Cristiano Ronaldo foi anunciado como novo reforço. Desde então, a Juve teve um crescimento de 40% de seguidores no Instagram. Apenas 14 times de futebol no mundo já ultrapassaram a casa dos 4 milhões de seguidores no Instagram, o número que a Juventus conseguiu em apenas um mês e meio depois da chegada de CR7.

No ranking de interações nas redes sociais, a Juventus foi líder absoluto no mês de julho entre os clubes de futebol: primeira colocada nas interações no Instagram (65,8 milhões de engajamento), no Youtube e no Facebook, e quinta em envolvimento no Twitter, segundo dados do site Deportes&Finanzas.

Apesar do salto nos seguidores no Instagram, a Juventus ainda está muito longe da liderança, que pertence, curiosamente, ao Real Madrid, clube que Cristiano Ronaldo defendeu nas últimas nove temporadas. O time espanhol possui 62 milhões de fãs no Instagram, pouco à frente do rival Barcelona, com 58,8 milhões. Muito atrás aparece o Manchester United, terceiro colocado com 23 milhões de seguidores, e depois Juventus (14,4 milhões) e Paris Saint-Germain (14,2 milhões).

Nenhum desses clubes mundialmente populares, no entanto, sequer chega perto dos 130 milhões de seguidores do próprio Cristiano Ronaldo, jogador de futebol com mais fãs no Instagram. O segundo colocado é o brasileiro Neymar, com 101 milhões, e Messi, com 97 milhões de seguidores.

(GE)