Iniciativa deve ter início nos primeiros meses do próximo ano

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro instalará, na sede do Consulado Honorário de Vitória, um sistema informático para a coleta dos dados biométricos necessários para a confecção do passaporte italiano.

Previsto para ter início nos primeiros meses de 2019, o novo sistema, apoiado pelo Comites (Comitato degli Italiani all’Estero), vem de encontro aos numerosos pedidos por parte da coletividade italiana residente no Estado do Espírito Santo. E também faz parte de um grande projeto do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale com a intenção de melhorar o acesso dos usuários aos serviços consulares.

O novo sistema permitirá aos italianos, que residem no Espírito Santo, solicitar o passaporte na sede de Vitória, de forma continuativa durante o ano sem precisar se deslocar ao Rio de Janeiro.

Além disso, para os residentes no Estado capixaba, será implementada uma nova modalidade de pedido de agendamento para a emissão do passaporte, baseada no envio de um e-mail a uma endereço eletrônico gerenciado pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro.

O programa irá administrar a recepção das mensagens de correio eletrônico e devolverá, ao usuário, um número sequencial cronológico que, uma vez publicada a relativa lista nos sites do Consulado do RJ e do Consulado Honorário de Vitória, permitirá ao cidadão prever o tempo médio de espera. O Consulado de Vitória, obedecendo a ordem cronológica, fará contato com cada usuário por e-mail a fim de comunicar a data da visita.