Localizada na cadeia montanhosa das Madonias, na província de Palermo, a cidade de Petralia Soprana levou o prêmio de vilarejo mais bonito da Itália de 2018 na sexta edição do concurso nacional promovido pela associação “Os vilarejos mais belos da Itália” em colaboração com a emissora televisiva “Rai3”.

Apresentando uma característica comum aos vilarejos do interior da Itália com suas casas rústicas e vida simples da população, Petralia Soprana parece ter parado no tempo. Isso se deve pelo seu acesso não ser muito fácil. Situada em meio a cadeias montanhosas, só é possível chegar ao vilarejo de carro, o que, por consequência, conserva suas características medievais e a tranquilidade do lugar.

Pórticos da Catedral de Petralia Soprana

Em relação ao turismo, os principais pontos são a Catedral, dedicada aos Santos Patronos Pedro e Paulo, a Igreja de Santa Maria di Loreto e o bosque do Belvedere, do qual pode-se avistar o vulcão Etna à distância.

Igreja de Santa Maria di Loreto

Além de pontos turísticos, outra característica marcante para os visitantes do pequeno vilarejo é o doce típico das montanhas das Madonas. Chamado ‘sfoglio’, a torta é feita com ‘turma’, queijo típico siciliano feito de leite de ovelha, cacau, açúcar e canela e encanta tanto os moradores quanto os turistas que por ali passam.