A AltaRoma, também conhecida como a “Semana de Moda de Roma”, teve início nessa quinta-feira (28)

Diferentemente da “Semana de Moda de Milão”, a AltaRoma conta com desfiles de peças feitas à mão e sob medida, por pequenos artesãos ou costureiros, e é importante principalmente para jovens estilistas italianos.

Um dos desafios lançados nesta edição é o de criar um uniforme para a equipe que trabalha nos grandes monumentos romanos, como Coliseu, Palatino, Foro Romano e Domus Aurea. A escola de moda vencedora será premiada com 5 mil euros para aquisição de novos materiais didáticos.

“A moda é cultura e, como tal, deve ser preservada. E Roma não é uma cidade como as outras. Deve receber uma atenção particular”, disse o ministro de Bens Culturais da Itália, Alberto Bonisoli, sobre o concurso.

Outro projeto lançado durante essa edição da AltaRoma é o “Showcase”, plataforma que permite aproximar jovens talentos no mundo da moda de compradores. O evento acontece até domingo (1º) e conta com desfiles de mais de 60 jovens designers, dentre eles Tiziano Guardini, com uma coleção feita com materiais sustentáveis, e Gerlando Dispenza, que utiliza cristais e pedras em acessórios de sua linha.

(Agência ANSA)