Primeiro encontro discutirá sobre nazismo e a importância do cinema italiano na época

No próximo dia 30 a Casa Fiat de BH irá começar as suas “Quartas Italianas”, com um clico de palestras sobre nazismo e neorrealismo.

O italiano, Riccardo Cassoli, professor de Literatura da Fundação Torino Escola Internacional estará presente na no primeiro encontro, que tem como tema: “Roma, città aperta: a ocupação nazista em Roma e o cinema neorrealista”.

A palestra irá abordar  sobre a presença nazista em Roma durante a Segunda Guerra Mundial e do movimento do cinema italiano tão importante na época. Apesar de o tema nazismo remeter a todos um momento de dor e sofrimento, é necessário discutir sobre o assunto ainda nos dias de hoje.

Dois meses depois da ‘Cidade eterna’ ser libertada das mãos de Hitler foi filmado o longa “Roma, città aperta” (1945), do diretor Roberto Rossellini. O filme recebeu o prêmio de Cannes em 1946 e se tornou um marco do neorrealismo do cinema italiano.

As palestras são uma parceria da Fundação Torino e do Consulado Italiano de BH com a Casa Fiat de Cultura e tem o apoio do Grupo  Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e várias entidades. O evento está sendo uma realização so Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.(ANSA)