O debate na Tv entre Matteo Renzi Luigi Di Maio acontecerá na próxima terça-feira (07)

Após o presidente Sergio Mattarella sancionar a reforma eleitoral, a Itália já caminha para o seu primeiro debate televisivo.

De acordo com a Ansa, ainda não há data definida para as eleições legislativas, porém há um previsão para março de 2018.

Matteo Renzi do Partido Democrático e Luigi Di Maio do Movimento 5 Estrelas irão participar do primeiro debate na emissora privada ‘LA7’.

Os dois são candidatos a primeiro-ministro e vão lutar pelo voto popular na terça-feira (07).

A ‘Rai’ maior rede televisa pública na Itália tentou ser a responsável pelo debate, sem sucesso.

“Preferíamos nos confrontar em um dos programas do serviço público. Mas Di Maio escolheu nos desafiar e selecionou o lugar do confronto”, declarou o porta-voz de Renzi, Marco Agnoletti.

O debate

Di Maio, 31 anos, foi quem fez o convite para o debate acontecer.

O candidato do M5S chamou o concorrente para o duelo durante a campanha para as eleições regionais na Sicília.

“Matteo Renzi tem um acordo para dividir a Sicília e a Itália com Berlusconi. Quero um confronto na TV depois do dia 5, você aceita?”, questionou o líder do M5S no Twitter.

A resposta de Renzi veio logo depois.

“Ok, Di Maio, aceito seu desafio. Para mim está bom a terça-feira 7 de novembro. Decidamos se o fazemos na Rai ou em outra rede televisiva”, declarou.

De acordo com a última pesquisa de intenção de volta o partido de Di Maio sai na frente com 27,4% dos voto.

O centro-esquerdista PD de Matteo Renzi ficou com 25,6%.

Porém, segundo a Ansa, estes números não são suficientes para eleger um candidato, o que resultaria em um embate entre a centro-direita e legendas ultraconservadoras.