Ex-premier italiano já foi proprietário do Milan

(ANSA) – O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi está planejando voltar ao futebol. Ao lado do amigo e empresário Adriano Galliani, o ex-dono do Milan está próximo de comprar o Monza Calcio, que milita na Série C do Campeonato Italiano.

De acordo com a imprensa italiana, a dupla está empenhada em adquirir o clube biancorosso e os dois cartolas já ligaram diversas vezes para os atuais donos do Monza.

No entanto, em uma entrevista ao jornal “Corriere della Sera”, Galliani, que foi eleito senador nas últimas eleições, minimizou que a compra do clube da região da Lombardia “é só uma ideia”.

O retorno de Berlusconi ao mundo do futebol deverá acontecer após os fracos resultados nas últimas eleições do partido Forza Italia, liderado pelo ex-primeiro-ministro.

Sob o comando de Berlusconi, entre 1986 e 2017, os torcedores do Milan puderam comemorar três Mundiais de Clubes, cinco Ligas dos Campeões e nove Campeonatos Italianos.

No entanto, o clube entrou em decadência após o título da Série A da temporada 2010/11. Em abril de 2017, Berlusconi vendeu o Milan ao empreendedor chinês Li Yonghong, que saiu do cargo pouco depois de um ano. Atualmente o time rossonero pertence ao fundo de investimento norte-americano Elliott.

Já o Monza vem buscando se reerguer no futebol italiano após decretar falência em 2004 e 2015. O clube biancorosso nunca disputou a Série A, mas possui mais de 40 participações na segunda divisão do calcio, chegando a ficar na terceira colocação da competição, na temporada 1955/56.