Comunità Italiana

Arena de Verona fará tributo a Giuseppe Verdi

 

A cidade de Verona homenageará no próximo domingo (26) o compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901)

O evento “Verdi Opera Night” será uma noite de tributo ao compositor, que inclui o melhor de suas obras mais célebres, como “Rigoletto”, “La Traviata” e “Il Trovatore”. A celebração acontecerá no último domingo do 96º Festival de Ópera da Arena de Verona, que termina em 31 de agosto.

Sob a condução de Andrea Battistono e direção de Stefano Trespidi, 16 cantores de nível internacional se apresentarão na arena, o mais importante teatro de ópera ao ar livre do mundo. Vozes emergentes também se unirão à apresentação.

“A Arena é sinônimo de Verdi e, com o espetáculo ‘Verdi Opera Night’, faremos homenagem ao compositor mais representativo em quase um século de festival lírico”, declarou a superintendente da Fundação Arena de Verona, Cecilia Gasdia.

Giuseppe Verdi

Foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália

Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular – como “La donna è mobile”, de “Rigoletto”, “Va, pensiero” (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , “Libiamo ne’ lieti calici” (Valsa do Brinde) de La Traviata e a “Gloria al Egito e ad Iside” (Marcha Triunfal) de Aida.

Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.