A partir do dia 1° de novembro o Coliseu poderá ser visto pelo topo

Depois de 40 anos, novamente será possível ir no ático do Coliseu e vê-lo do topo. Foi reaberto nesta terça-feira (03), o ático do anfiteatro mais famosos do mundo.

Em uma cerimônia com autoridades presentes, foi anunciado que o atico, local que fica a mais de 40 metros do chão poderá ser visitado a partir do dia 1° de novembro.

O ático corresponde ao 4° e 5° andar do Coliseu, é possível ver nesta altura uma imagem panorâmica de todo o monumento e do skyline de Roma.

Segundo a Ansa, as visitas ao ático ocorreram com um guia e em grupos pequenos de 25 pessoas, por 9 euros para conhecer todo o Coliseu.

“Será um espetáculo inesquecível, uma experiência incrível que cada turista levará consigo”, disse o ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini.

Na época da luta dos gladiadores, de acordo com a Ansa, o quarto andar era destinado à pequena burguesia e aos comerciantes da época, enquanto o quinto andar era da plebe.

As famílias populares passavam o dia ali e chegavam até a cozinhar no local.

No século 19, o monumento foi reconstruído pelo arquiteto italiano Luigi Canina.

O ático é como um terraço sem cobertura o que facilita a deterioração, já que fica exposto ao sol e chuva.

Porém isso é algo mais recente, na Roma Antiga, o quinto andar era coberto, o protegendo das deteriorações da natureza.

O foco agora, de acordo com o ministro, é recuperar os pisos subterrâneos, que pode durar em torno de 1 ano e meio e assinar o contrato para restaurar a arena, uma reforma no valor de 18 milhões de euros.