Itália promove competição mundial de um dos doces mais queridos e famosos, o Tiramisù

O Tiramisù, um doce criado em Treviso, no Vêneto é o tema do novo concurso que acontecerá na Itália. Entre os dias 4 e 5 de novembro, confeiteiros amadores de todos os países poderão disputar o título de melhor receita. A primeira Copa do Mundo do Tiramisú acontecerá em sua cidade natal.

A empresa Twissen, especialista em turismo gastronômico, é a grande idealizadora da disputa. Os competidores, poderão se inscrever através do site em dois tipos de provas, é necessário que o inscrito não seja um confeiteiro profissional, senão será desclassificado.

A primeira opção de prova é reproduzir a receita original do Tiramisú da forma mais próxima possível, que leva queijo mascarpone, café, cacau, ovos e açúcar. A segunda seria a opção de fazer a sua própria versão do doce. As avaliações serão feitas por um júri composto por especialistas e pelo público em geral que desgustarão de todas as receitas. A Inscrição deve ser feita pelo site www.tiramisuworldcup.com e custa 20 euros.

A história do Tiramisù

O nome de um dos doces italianos mais conhecidos no mundo, vem de uma expressão em italiano “Tirami Sù, que quer dizer “levanta-me”. Se encaixa perfeitamente em uma situação que a pessoa cai e pede ajuda para ser levantada.

Sobre sua origem há diversas histórias. Alguns apostam na Lombardia, Piemonte e Toscana, mas de acordo com os mais esclarecidos sobre o assunto, ela veio da região do Vêneto. Sobre como ela foi criada também há diferentes opções. Alguns dizem que o Tiramisù surgiu em um pequeno orfanato, em outra a criadora foi uma senhora dona de restaurante, que quando criança sempre levava dois lanches para a escola e resolveu junta-los.

Uma terceira teoria conta que o doce teria sido criado pada dar energia às prostitutas na época que tinha muito trabalho. Ainda temos opções mais românticas, como a de que as venezianas utilizavam o doce como afrodisíaco com seus amantes, por causa da combinação entre café e cacau, também se conta que a sobremesa teria sido criada para homenagear o Duque de Toscana, Cosimo III e que originalmente o Tiramisù teria sido chamada de “Zuppa del Duca” (Sopa do Duque).

Não se sabe qual a verdadeira história, mas no final o que mais importa é que se tornou o preferido de muitos e segue conquistando novos apaixonados a cada dia, além da Itália.